Brasil se destaca nas maiores plataformas de streaming de música, mas ainda há muito à crescer

11/02/2021

01:39:51 PM

Geral

Uma pesquisa recente abordou o mercado da música, avaliando o comportamento do consumidor brasileiro, através de uma amostra consistente do consumidor médio. Analisando todos os dados montamos uma lista dos pontos mais relevantes: O brasileiro ouve muita música! Quase 80% das pessoas ouve música todos os dias, variando entre o dia todo (26%) até poucas vezes no dia (29%), o que é sempre uma boa notícia para quem trabalha com isso. Os estilos musicais preferidos são o Pop, o Sertanejo e a MPB, todos com quase 50% de aprovação entre os consumidores nacionais. O Funk tem seus fãs, mas no geral é o que menos agrada, com apenas 20%. O brasileiro escuta muita música, e como já era de se esperar, o canal favorito hoje são os aparelhos celulares. Ao lado dos usuários 24 horas por dia, ele é utilizado por 86% da população. Já o rádio, vem perdendo espaço (10 tendências do mercado da música) e hoje é consumido por menos da metade (43%) dos brasileiros, ficando atrás do computador (54%), que ocupa o segundo lugar. 71% das pessoas escutam música arrumando a casa, aproveitando melhor o tempo e tornando a atividade menos estressante. Lógica parecida do consumo preso no trânsito (48%) e tomando banho (43%). Mesmo com um ouvindo música diariamente, o brasileiro não é grande adepto de gastar com isso. Apenas 47% pagam por música, sendo que mais da metade destes (29% do total) só investem até 50 reais mensais na atividade. Assim como nós, mais de 60% afirma não viver sem música, ouvindo repetidamente um novo hit que gostam até cansar (72%). Porém, isso não se traduz em apoio direto ao artista através da compra das músicas e presença em shows, praticado por apenas 40% das pessoas. A maioria das pessoas compartilham música com os amigos (34%) e estão sempre buscando conhecer novos artistas (32%). Isso mostra que os serviços de streaming estão trilhando um bom caminho e que as mídias físicas de fato estão com os dias contados, crença compartilhada por 34% das pessoas. Nem só de streaming vive a música online. 71% das pessoas fazem download de música, em sua maioria pelo menos uma vez por semana (42%). Porém, seguindo o padrão de baixos gastos, apenas 14% pagam por estes downloads. Cenário preocupante para quem depende deste mercado. Os serviços de streaming mais utilizados são Youtube Premium (49%), Spotify (41%) e Google Play (35%), mostrando de forma surpreendente a força que a plataforma de vídeos tem no país, mesmo não sendo a pioneira no streaming musical. O streaming é a realidade da música no país, acompanhando o mercado mundial, porém ainda tem muito espaço para geração de receita, já que apenas 38% consome as versões pagas.

Fonte:UOL

Compartilhe