Jazz: Conheça um pouco da história deste envolvente ritmo musical

05/09/2021

06:48:34 PM

Geral

O jazz é um dos gêneros responsáveis pelas mais sensacionais formas de expressão musical. O trompete, o contrabaixo, bateria e o piano juntos protagonizam um show de improvisação, swing e liberdade de ritmos não lineares. E todos esses elementos juntos formam a espinha dorsal do jazz.O trompete às vezes é descartado, mas apesar de não ser um instrumento “obrigatório” no jazz, a sua história não pode ser contestada. A glória do trompete caiu aos poucos com os anos, mas, no entanto os trompetistas foram durante muito tempo a voz principal dos grandes estilos do jazz; já o contrabaixo tem a função de subdividir o ritmo básico e dar a base harmônica da música.

A bateria no começo era utilizada apenas como marcador de ritmo, mas com o tempo foi interagindo e se alinhando com os outros instrumentos e, hoje, existem bandas lideradas pelo som da bateria.O piano acompanha o jazz desde a sua origem, e falar de um certamente é falar do outro. Mas ao longo do tempo sofreu uma evolução e se tornou mais elétrico.De longe o gênero musical parece ser praticado apenas por norte americanos, mas no Brasil nomes como André Mehmari, Arismar do Espírito Santo, Vinicius Dorin e Hermeto Pascoal já ganham um grande destaque.O que poucos sabem é que no meio da floresta amazônica toda a magia e improvisação do jazz também conquista o gosto do público. "Se você precisa de uma prova de como o jazz se tornou universal, confira a Amazonas Band. Este grupo pode se igualar a qualquer big band profissional em todo o mundo. Rui Carvalho está sozinho ensinando esses grandes músicos naturalmente talentosos na maneira da tradição da big band jazz", declara o saxofonista David Liebman.Há quem diga que para tocar jazz tem que estar de bom humor, para sorrir e se divertir com os amigos. O estilo musical não segue uma estrutura, ele se guia na forma como o músico se relaciona com o instrumento. Quanto mais intimidade, melhor o improviso e, consequentemente, melhor a forma na qual o jazz se apresenta.

A trajetória do jazz foi marcada por muita experimentação, misturas sonoras e improvisação. 

São diversos os estilos de jazz, portanto suas características também se alteram de um para outro, entretanto, podemos dizer que, no geral, essas particularidades se mantém:

·         liberdade;

·         improviso;

·         interpretação individual;

·         criatividade;

·         ritmos não lineares;

·         sonoridade dançante.



 

Fonte G!

Compartilhe